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Ao se tornar um treinador de pokémons, você deve seguir sua jornada de treinamento capturando novos pokémons e treinando-os até ficarem bastante fortes, mas para demonstrar que seus pokémons são bem treinados cada cidade possui um ginásio onde o líder é o treinador mais forte da localidade. Os treinadores viajantes devem desafiar os líderes e derrotá-los. Provando assim que o seu treinamento está caminhando na direção correta. O prêmio dado ao vencedor é uma insígnia. Após derrotar e conquistar uma determinada quantidade de insígnias dos líderes de ginásio de um continente, você poderá participar da liga deste continente, onde estarão os treinadores mais fortes. E assim se tornar um mestre pokémon.
Além das insígnias, existe um outro tipo de emblema chamado símbolo. Os símbolos são equivalentes às insígnias. Eles são entregues por um cérebro da fronteira para quem for capaz de derrotá-lo. Um cérebro da fronteira é equivalente a um líder de ginásio. Porém a batalha da fronteira só é aberta para treinadores realmente notáveis, os quais são escolhidos a dedo por Scott.
Nos games, as insígnias tem algumas funções especiais. É preciso de um determinado número de insígnias para que pokémons que foram trocados te obedeçam - quanto maior o nível do pokémon trocado, mais insígnias você deve ter. Além disso, cada insígnia libera uma habilidade especial para ser usada fora das batalhas.
No anime apareceram também várias insígnias que não aparecem nos jogos. Não vá pensando que um dia serão revelados os líderes dessas insígnias, no anime é inventado essas coisas, como insígnias e cidades que não são relacionadas aos jogos. O Drew, por exemplo, diz que é da cidade LaRousse, e no jogo não tem essa cidade em Hoenn.
Clique nas imagens das insígnias para saber mais sobre elas!




Insígnias de Kanto:
Nome: Rocha
Líder: Brock 
Elemento: 
Pedra

Nome: Cascata
Líder: Misty
Elemento: Água

Nome: Trovão 
Líder: 
Lt. Suge 
Elemento: 
Elétrico

Nome: Arco-Íris 
Líder: 
Érika 
Elemento:
 Grama

Nome: Alma
Líder: Koga 
Elemento: 
Venenoso

Nome: Lama 
Líder: 
Sabrina 
Elemento: 
Psíquico

Nome: Vulcão 
Líder: 
Blaine 
Elemento: 
Fogo

Nome: Terra 
Líder: 
Giovanni/Agatha 
Elemento: 
Terra


Insígnias da Liga Laranja: 

Nome: Olho de Coral
Líder: Sissy

Nome: Mar de Rubi 
Líder:
 Danny

Nome: Concha Espinho
Líder: Ruddy

Nome: Estrela de Jade
Líder: Luanna


Insígnias de Johto:

Nome: Zephyr 
Líder: 
Falkner 
Elemento: 
Voador

Nome: Colmeia 
Líder: 
Bugsy 
Elemento: 
Inseto

Nome: Planície 
Líder: 
Whitney 
Elemento: 
Normal

Nome: Névoa 
Líder: 
Morty 
Elemento: 
Fantasma

Nome: Tempestade 
Líder: 
Chuck 
Elemento: 
Lutador

Nome: Mineral 
Líder: 
Jasmine 
Elemento: 
Metálico

Nome: Geleira 
Líder: 
Pryce 
Elemento: 
Gelo

Nome: Nascente 
Líder: 
Clair 
Elemento: 
Dragão

Insígnias de Hoenn: 

Nome: Pedra 
Líder: 
Roxanne 
Elemento: 
Pedra

Nome: Articulação 
Líder: 
Brawly 
Elemento: 
Lutador

Nome: Dínamo 
Líder: 
Wattson 
Elemento: 
Elétrico

Nome: Calor 
Líder: 
Flannery
Elemento: Fogo

Nome: Balança 
Líder: 
Norman 
Elemento: 
Petalburg

Nome: Pena 
Líder: 
Winona 
Elemento: 
Voador

Nome: Mente 
Líder: 
Tate e Lisa 
Elemento: 
Psíquico

Nome: Chuva
Líder: Juan
Elemento: Água


Insígnias de Sinnoh:

Nome: Carvão
Líder: Roark
Elemento: Pedra

Nome: Floresta 
Líder: 
Gardenia 
Elemento: 
Grama

Nome: Emenda 
Líder: 
Maylene 
Elemento: 
Lutador

Nome: Brejo 
Líder: 
Montanha 
Elemento: 
Água
Nome: Ruína 
Líder: 
Fantina 
Elemento: 
Fantasma

Nome: Mina 
Líder: 
Byron 
Elemento: 
Metálico

Nome: Gélida 
Líder:
 Candice 
Elemento:
 Gelo

Nome: Luminosa
Líder: 
Volkner 
Elemento: 
Elétrico


Símbolos da Fronteira:

Nome: Conhecimento/Sabedoria
Líder: Noland

Nome: Coragem
Líder: 
Greta

Nome: Tática
Líder: 
Tucker

Nome: Sorte
Líder: 
Lucy

Nome: Esperiência/Espírito
Líder: 
Spenser
Nome: Habilidade
Líder: 
Anabel

Nome: Bravura/Audácia
Líder: 
Brandon


Insígnias de Unova:


Nome: Trio 
Líder: 
Chili/Cress/Cilan
Elemento:
 Fogo/Água/Grama

Nome: Básica 
Líder: 
Lenora / Cheren
Elemento: 
Normal
Nome: Inseto
Líder: 
Burgh
Elemento: 
Inseto
Nome: Raio
Líder: 
Elesa
Elemento:
 Elétrico

Nome: Terremoto
Líder: 
Clay
Elemento: 
Terrestre

Nome: Jato
Líder:
 Skyla
Elemento: 
Voador

Nome: Geada
Líder: 
Brycen
Elemento:
 Gelo

Nome: Lenda
Líder: 
Iris/Drayden
Elemento:
 Dragão

Nome: Tóxica
Líder: 
Roxie
Elemento:
 Venenoso
Nome: Onda
Líder: Marlon
Elemento: Água

Outras Insígnias:
Muitos tipos de Insígnias já apareceram no Anime que Ash não possui. Isso nos indica que há mais ginásios em uma Região do que aqueles por onde Ash passa. Aqui você pode ver todas elas:

Insígnias do Epsiódio 13: 


Insígnias de Gary em Kanto:


Insígnias de Otoshi em Kanto: 

Insígnias de um Treinador Desconhecido em Kanto: 


Insígnias do Sonho de Ash em Sinnoh:





Insígnia de Morrison em Hoenn: 


Insígnias de Barry e Nando em Sinnoh:


Insígnias de Trip:

http://cdn.bulbagarden.net/media/upload/archive/1/1d/20111017215557%21Trip_Unova_Badges.png

Insígnias de Kotetsu


Asa de Prata e Insígnia Oficial:



Fontes:

poke-blast-news.net

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